quarta-feira, 16 de maio de 2018

Apito amigo?

Entre 2011 e 2013, o projeto colaborativo Placar Real analisava os lances polêmicos dos jogos do Campeonato Brasileiro da Série A e corrigia o placar eliminando-se os erros de arbitragem: validação de gol impedido, anulação de gol legítimo, marcação errada de pênalti ou não marcação incorreta de pênalti (considerando sempre que seriam convertidos).

Desde o ano passado a CBF divulga em seu site as análises da comissão de arbitragem de lances capitais das partidas do Campeonato Brasileiro em suas várias séries, incluindo, claro a primeira divisão.

Infelizmente o site do Placar Real encontra-se atualmente fora do ar, mas é possível se encontrar os resultados finais na internet. Aqui para 2011, 20122013. As análises da comissão de arbitragem da CBF para 2017 também parece não estar mais na página da entidade, mas podemos ver as principais conclusões aqui.

Considerando-se os dados do Placar Real, entre 2011 e 2013, ao lado do Palmeiras, o Corinthians foi o clube que mais *perdeu* pontos por erros de arbitragem: 14 pontos cada. O clube que mais ganhou, foi o Flamengo, 13 pontos, seguido de Santos, 12 pontos; Cruzeiro, 10 pontos, e Fluminense, 9 pontos. (Fig. 1.)
Figura 1. Total de pontos ganhos em função de erros de arbitragem por clubes por edição do Campeonato Brasileiro de Futebol Série A nos anos de 2011, 2012 e 2013, e a média de pontos ganhos por campeonato. Fonte: Placar Real.

Se corrigirmos os placares pelas análises da comissão de arbitragem da CBF, em 2017, os clubes que mais ganharam pontos por erros de arbitragem foram Atlético-MG e Sport, com 2 pontos a mais de saldo; Avaí, Bahia, Corinthians, Flamengo e São Paulo, tiveram 1 ponto a mais do que deveriam. Atlético-GO, Chapecoense, Cruzeiro, Ponte Preta e Vasco foram prejudicados em 1 ponto. E quem mais perdeu foram Botafogo e Coritiba, que ficaram com 3 pontos a menos. (Fig. 2.)


Figura 2. Total de pontos ganhos em função de erros de arbitragem por clubes na edição de de 2017 do Campeonato Brasileiro de Futebol Série A. Fonte: CBF.

A reclamação recorrente de favorecimento pela arbitragem contra o Flamengo pode encontrar algum apoio nos dados, bem como a reclamação da torcida vascaína de que sejam prejudicados. Já a acusação de que o Corinthians seja beneficiado pelo apito amigo não é muito consistente com os dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário