Desde o ano passado a CBF divulga em seu site as análises da comissão de arbitragem de lances capitais das partidas do Campeonato Brasileiro em suas várias séries, incluindo, claro a primeira divisão.
Infelizmente o site do Placar Real encontra-se atualmente fora do ar, mas é possível se encontrar os resultados finais na internet. Aqui para 2011, 2012 e 2013. As análises da comissão de arbitragem da CBF para 2017 também parece não estar mais na página da entidade, mas podemos ver as principais conclusões aqui.
Considerando-se os dados do Placar Real, entre 2011 e 2013, ao lado do Palmeiras, o Corinthians foi o clube que mais *perdeu* pontos por erros de arbitragem: 14 pontos cada. O clube que mais ganhou, foi o Flamengo, 13 pontos, seguido de Santos, 12 pontos; Cruzeiro, 10 pontos, e Fluminense, 9 pontos. (Fig. 1.)
Figura 1. Total de pontos ganhos em função de erros de arbitragem por clubes por edição do Campeonato Brasileiro de Futebol Série A nos anos de 2011, 2012 e 2013, e a média de pontos ganhos por campeonato. Fonte: Placar Real.
Se corrigirmos os placares pelas análises da comissão de arbitragem da CBF, em 2017, os clubes que mais ganharam pontos por erros de arbitragem foram Atlético-MG e Sport, com 2 pontos a mais de saldo; Avaí, Bahia, Corinthians, Flamengo e São Paulo, tiveram 1 ponto a mais do que deveriam. Atlético-GO, Chapecoense, Cruzeiro, Ponte Preta e Vasco foram prejudicados em 1 ponto. E quem mais perdeu foram Botafogo e Coritiba, que ficaram com 3 pontos a menos. (Fig. 2.)
Figura 2. Total de pontos ganhos em função de erros de arbitragem por clubes na edição de de 2017 do Campeonato Brasileiro de Futebol Série A. Fonte: CBF.
A reclamação recorrente de favorecimento pela arbitragem contra o Flamengo pode encontrar algum apoio nos dados, bem como a reclamação da torcida vascaína de que sejam prejudicados. Já a acusação de que o Corinthians seja beneficiado pelo apito amigo não é muito consistente com os dados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário